quarta-feira, 14 de abril de 2010

A Deusa Bastet - Pedro Guardião

Bastet é a Deusa gata de Bubastis (cidade do Delta do Nilo), era guardiã das casas, feroz defensora de seus filhos, representando o amor maternal. É também a Deusa de música e da dança, protetora de todos os gatos, mas inimiga das serpentes. Filha do Sol, encarna o aspecto pacífico da deusa Sekhmet. Os egípcios parecem ter tido dificuldades para dissociar estas duas divindades e dizem que Bastet e Sekhmet são uma única pessoa com personalidades e características diferentes. A primeira é amável e sossegada, enquanto que a segunda é guerreira implacável. Quando Bastet se enfurecia transformava-se na terrível Sekhmet uma leoa que punha fogo pela garganta. Passada da cólera metamorfoseava-se novamente em gata, reassumindo sua docilidade.

Em sua forma primitiva era representada como uma mulher com cabeça de leoa, que levava em uma das mãos a cruz ankl, símbolo da vida e na outra, um cetro. Mais tarde, adota a iconografia de uma gata. Esta gata aparece então, majestosamente erguida sobre suas patas traseiras e adornada com jóias (brinco na orelha), ou como uma mulher com cabeça de gata. Quando se apresenta na forma de gata, essa Deusa está ainda, conectada com a Lua.
Quando representada na forma de leoa é associada à luz solar. Bastet também é conhecida como a "Senhora do Leste", enquanto que Sehkmet é a "Senhora do Oeste". Bastet é esposa e irmã do deus Sol e a alma da Isis. Bastet era sempre representada com uma ninhada de gatinhos a seus pés para simbolizar a fertilidade.O gato, tão amado pelos egípcios, não era apenas um felino ardiloso e inteligente. É também a encarnação de Rá, de Hathor e de Bastet.

O Templo de Bastet
mantinha gatos sagrados que eram embalsamados em grande cerimônia quando morriam. Todo aquele que matasse um gato no Egito recebia sentença de morte. Gatos pretos eram especialmente sagrados a Bastet, por isso é muito tê-los em casa.
O símbolo do gato preto era utilizado pelos médicos egípcios para anunciar a sua capacidade de cura. A esta deusa é tradicionalmente consagrado o dia
15 de abril.

Fonte: http://www.rosanevolpatto.trd.br/Deusa%20Bastet.htm

3 comentários:

JustAnotherGr disse...

Oi Pedro! Boa noite!
Muito obrigada pela atenção!!! Fico muito feliz em saber que alguém tão especial como você também lê o meu blog!
Estou te mandando, por e-mail, os banners dos meus blogs. Olha... sou marinheira de primeira viajem, então não repara, porque eles são simplesinhos!
Um beijo e um uivo!!!

Pedro Guardião disse...

Oi, Fernanda! Boa noite!
Seu blog está muito bom. Estou adorando!
Obrigado por passar aqui.
Um beijo!

Alana de Matos Gama disse...

Acho impressionante a quantidade de informação que leio em todos os lugares que visito na internet, cada um mais evoluído que o outro.
Gostei muito sobre a informação das Deusas, apesar que o meu regente é a Sacerdotisa Sekhmet. Tenho orgulho e muita curiosidade sobre ela. Li diversos artigos, fiz pesquisas, e quanto mais leio, mas sede eu tenho de favorecer meus laços com esse mundo oposto.
Seu Blog, na verdade, as informações que nele contém, são muito boas.
Agradecida, Alana de Matos.