sexta-feira, 10 de agosto de 2018

Origens mitológicas de Hekate

HEKATE, uma misteriosa divindade, que, segundo a tradição mais comum, era filha de Perses e Asteria, de onde é chamada Perseis. Outros a descrevem como uma filha de Zeus e Deméter, e afirmam que ela foi enviada por seu pai em busca de Perséfone; outros a fazem filha de Zeus com Hera; e outros, por último, dizem que ela era filha de Leto ou Tártaro. De acordo com as tradições mais genuínas, ela parece ter sido uma antiga divindade vinda da Trácia e ser uma titânide que, desde os tempos dos titãs, governava no céu, na terra e no mar, que concedia riqueza aos mortais, vitória sabedoria, boa sorte aos marinheiros e caçadores e prosperidade aos jovens e aos rebanhos de gado; mas todas essas bênçãos podem, ao mesmo tempo, ser retidas por ela, se os mortais não as merecerem. Ela era a única entre os Titãs que manteve este poder sob o governo de Zeus, e ela foi honrada por todos os deuses imortais.

O escoliasta em Apolônio Rhodius, Argonautica 3. 467, diz que de acordo com os hinos órficos, Hekate era uma filha de Deo [Demeter], que de acordo com Bacchylides, uma filha de Nyx (Noite); de acordo com Musaeus, uma filha de Zeus e Asteria; e que de acordo com Pherecydes, ela era uma filha de Aristaios (Aristaeus). A maioria dos poetas faz Hekate uma filha da noite de alguma forma, seja Asteria (Starry), Astraios (Starry) ou Nyx (Night).

Seu nome significa "trabalhador de longe", da palavra grega hekatos. A forma masculina do nome, Hekatos, era um epíteto comum do deus Apolo.

Ela também ajudou os deuses em sua guerra com os Gigantes e matou Clytius. Este poder extenso possuído por Hekate foi provavelmente a razão que subsequentemente ela foi confundida e identificada com várias outras divindades, e por fim se tornou uma deusa mística, e esses mistérios foram celebrados em Samotrácia e em Aegina. Por ser como se fosse a rainha de toda a natureza, é também vista e identificada com Deméter, Rhea (Cibele ou Brimo); sendo uma caçadora e protetora da juventude, ela é a mesma que Ártemis (Curotrophos); e como uma deusa da lua, ela é considerada a mística Perséfone. Ela estava ainda mais ligada à adoração de outras divindades místicas, tais como os Cabeiri e Curetes, e também com Apolo e as Musas.

A obra das confusões e identificações acima mencionadas, especialmente com Deméter e Perséfone, está contida no hino homérico a Demeter, pois, de acordo com esse hino, ela era, além de Hélios, a única divindade que, de sua caverna, observava o rapto de Perséfone. Com uma tocha na mão, acompanhou Deméter na busca de Perséfone, e quando esta última foi encontrada, Hekate permaneceu com ela como sua assistente e companheira. Ela se torna assim uma divindade do mundo inferior, mas esta noção não ocorre até o tempo das tragédias gregas, embora seja geralmente corrente entre os escritores posteriores. Ela é descrita nesta capacidade como uma divindade poderosa e formidável, governando sobre as almas dos que partiram. Ela é a deusa das purificações e expiações e é acompanhada por cães Estigios.

Com Phorcos ela se tornou a mãe de Scylla. Há uma outra característica muito importante que surgiu da noção de ela ser uma divindade infernal, a saber, ela era considerada como um ser espectral, à noite, enviada do mundo inferior todos os tipos de demônios e fantasmas terríveis, que ensinavam magia e feitiçaria, que viviam em lugares onde duas estradas se cruzavam, em tumbas e perto do sangue de pessoas assassinadas. Ela mesma também vagueia com as almas dos mortos, e sua abordagem é anunciada pelos gemidos e uivos dos cães. Vários epítetos dados a ela pelos poetas contêm alusões a essas características da crença popular ou a sua forma. Ela é descrita como de aparência terrível, seja com três corpos ou três cabeças, a de um cavalo, a segunda de um cachorro e a terceira de um leão ou serpente.

Em obras de arte, ela era às vezes representada como um único ser, mas às vezes também como um ser de três cabeças. Além de Samotrácia e Egina, encontramos menção expressa de sua adoração em Argos e em Atenas, onde ela tinha um santuário sob o nome de Epipurgidia, na acrópole, não muito longe do templo de Nice. Pequenas estátuas ou representações simbólicas de Hekate (hekataia) eram muito numerosas, especialmente em Atenas, onde ficavam em frente ou em casas, e em pontos onde duas estradas se cruzavam; e parece que as pessoas a consultaram como oráculos.

Hekate foi provavelmente descrita como a consorte do Ctônico Hermes nos cultos do Tessália Pherai (Pherae) e Elêusis. Ambos os deuses eram líderes dos fantasmas dos mortos e estavam associados ao retorno de Perséfone na primavera.

Era geralmente representada na pintura de vasos gregos como uma mulher segurando tochas gêmeas. Às vezes ela estava vestida com uma saia de donzela na altura do joelho e botas de caça, muito parecida com Ártemis. Na estatuária, Hekate era frequentemente representado em forma tripla como uma deusa das encruzilhadas.

Três mitos da metamorfose descrevem as origens de seus animais familiares: a cadela negra e a doninha-fedorenta – ou furão – um animal doméstico mantido pelos antigos para caçar vermes. O cão foi a rainha Hekabe (Hecuba) que saltou no mar após a queda de Tróia e foi transformada pela deusa. A doninha-fedorenta era a feiticeira Gale, transformada em punição por sua incontinência, ou Galinthias, parteira de Alkmene (Alcmena), que foi transformada pela deusa enraivecida Eileithyia, mas adotada por Hekate com simpatia.

Pedro Guardião

Fonte: http://www.theoi.com/Khthonios/Hekate.html