terça-feira, 3 de julho de 2018

Resenha – O Poder Mágico, de Deborah Lipp

Hoje retornamos com as resenhas de livros pagãos no blog Wicca Online!, com nada mais, nada menos que o primeiro livro traduzido em português da Alta Sacerdotisa Gardneriana, Deborah Lipp, chamado O Poder Mágico, tradução original de “Magical Power for Beginners: How to Raise & Send Energy for Spells that Work”. A obra é um lançamento da Editora Alfabeto (junho de 2018), que traz um conteúdo simples, fácil e atrativo – e muito eficiente – para praticantes de magia entenderem a real fonte de poder de seus feitiços e encantamentos, e como realmente funcionam.

Para quem não a conhece, Deborah Lipp foi iniciada em um Coven da Tradição Gardneriana em 1981, e tornou-se Alta Sacerdotisa em 1986, e vem ensinando Wicca e liderando círculos pagãos desde então. Participou, falando sobre Wicca, do documentário Ancient Mysteries: Witchcraft in America do canal A&E, na rede de televisão MSNBC, no The New York Times, e em diversas outras fontes televisivas e impressas. Já esteve no Brasil diversas vezes para palestrar sobre Wicca e Magia, e foi a responsável por implantar o primeiro Coven Gardneriano no país.

De início, temos explicações concisas do que é Magia e Feitiço, como eles funcionam, seu Poder, a conexão entre energias, magia simpática e sobre Tempo e Espaço. Aqui, Deborah investiga diversas fontes para explicar o real significado de tudo isso. Mais a diante, vemos sobre intenções mágicas, desenvolvendo habilidades mentais, aterramento e centramento, gerar poder, fontes naturais e sobrenaturais, palavras mágicas e tons te poder. Certamente, muito do que se lê até então são passos primordiais para a realização de um ato mágico e como despertar o seu desejo. É um guia de construção do feitiço em si. Uma citação interessante, que se assemelha muito ao meu modo de pensar, é:

“No seu livro ‘Magick in Theory and Practice’, o famoso ocultista inglês Aleister Crowley define a magia (a qual ele preferia grafar ‘Magicka’, com o k) como ‘a Ciência e a Arte de causar mudanças em conformidade com a Vontade’. ‘Ciência e Arte’ é uma ótima definição, e muitos magistas posteriores continuaram-na usando. A magia é uma ciência, com uma estrutura confiável, e que, muitas vezes, pode ser repetida. Ela possui princípios subjacentes que precisam ser estudados e compreendidos. A magia também é uma arte. Ela normalmente funciona de forma intuitiva e criativa e, na sua melhor forma, oferece aos praticantes o mesmo tipo de resposta visceral que outros modelos de expressão criativa. Da mesma maneira que um musicista age de forma instintiva quando está criando e, novamente, quando faz sua apresentação, um magista trabalha a partir de uma realidade emotiva e não linear quando prepara um feitiço ou realiza magia. É um trabalho tanto preciso (ciência) quanto sensível (arte).” – página 24.

A partir daí, ensina como enviar o poder ao seu alvo e objetivo – e suas diversas formas de disparar o poder – a harmonizar feitiços, seus componentes e etapas, dicas e alguns modelos como exemplificação. Nos apêndices, insere tabelas de correspondências, instrumentos mágicos, fundamentos dos feitiços e leitura recomendada. Mesmo sendo um praticante de magia há anos, confesso que o livro despertou outras sensações e modos de pensar e agir em alguns atos ritualísticos/mágicos. Portanto, mesmo que você ache que sabe tudo sobre o tema, está enganado. Renovar as fontes e aprender com referências, como Deborah Lipp, são essenciais para não cair na mesmice. O livro vale cada centavo e mais, deveria ser um guia de bolso para qualquer praticante de magia – desde o neófito ao mais experiente.

por Pedro Guardião

Nenhum comentário: