sexta-feira, 18 de dezembro de 2015

Resenha - Vivendo a Wicca


Este livro, esgotado há anos, de Scott Cunningham, foi lançado em 2002 pela Editora Gaia com 205 páginas. Na altura, a obra fez muito sucesso, pois além da simples e bela capa, aborda numa linguagem mais simplificada os primeiros passos dos praticantes solitários na bruxaria. Cunningham coloca "guia avançado" no subtítulo, pois explora muito mais as vivências práticas e mágicas do que a própria teoria.

Para mim, Scott Cunningham foi um dos primeiros autores a "quebrar" o padrão conhecido da Wicca Tradicional com seus livros, inclusive este. Talvez o autor mais influente nesse quesito, pois sempre teve uma visão mais aberta e plural da religião do que seus antecessores. No início do livro, ele diz:

"Este livro, um guia avançado aos Praticantes Solitários da Wicca, não é um ataque à Wicca Convencional, às Tradições Wiccanianas, aos Covens ou aos procedimentos de treinamento comuns. Ele foi escrito (como seu antecessor) para aqueles que não têm acesso à Wicca Convencional, às Tradições Wiccanianas, aos Covens ou aos procedimentos de treinamento comuns. Alguns verão este livro como um insulto a suas formas de Wicca. Desta forma, eu repito: este é um guia para os Praticantes Solitários que não têm acesso à sua forma de Wicca. Isto não o diminui de maneira alguma, ou qualquer outra Tradição Wiccaniana. Leia este livro com a mente aberta, e lembre-se da época em que você também estava fazendo a busca.".

Na Parte 1 temos a Aprendizagem, onde são colocadas As Ferramentas de Aprendizagem, divididas em Estudo, Pensamento, Oração, e Experiência; O Segredo; Devo Praticar Rituais enquanto estiver Doente?; Os Nomes Mágicos; a Auto-Iniciação; Os Mistérios Wiccanianos; A Wicca no dia-a-dia. - Somente esta parte temos só teoria, daqui para frente, todo o resto é embasado em práticas e exercícios.

Na Parte 2 temos a Prática, que traz um ótimo conteúdo devocional com A Oração Eficaz; As Orações e os Cantos Diários; As Orações e os Rituais de Agradecimento e Oferendas; Rituais Wiccanianos Simplificados; A Magia e o Wiccaniano Solitário.

Na Parte 3 e última, chamada de A Sua Própria Tradição, vemos toda a estrutura de um ritual e o contato com os Deuses, com Criando um Novo Caminho; Os Conceitos das Divindades; Os Instrumentos, Altares, Vestimentas e Jóias (adornos) Rituais; Planejando um Ritual - Parte I e II; As Crenças; Os Regulamentos; Os Símbolos Wiccanianos; O Livro das Sombras; Instruindo (Ampliando o Círculo); Vivendo a Wicca; + Glossário e Bibliografia Anotada.

O Vivendo a Wicca é um livro rapidinho de ler e fácil, pela maneira que foi escrito e pelas boas informações. Realmente não é um  daqueles que você quer parar na metade, por já ter visto centenas de vezes a mesma coisa. Scott sempre traz alguma novidade para compartilhar e, por mais que você ache aquilo "básico", reler sempre agrega uma mensagem nova, que talvez fique escondida no inconsciente. Vale muito tê-lo! Me lembro quando este livro foi lançado, eu, ainda adolescente, tinha muita curiosidade para ler e depois de anos, apesar de tanta expectativa, não me decepcionei. Seu conteúdo é realmente bom!

Infelizmente só o encontramos em sebos com as páginas já amareladas pelo tempo e com um preço um pouco alto. Mas prometo, leia este livro com a mente aberta e você vai aproveitá-lo muito. 

Pedro Guardião    

Nenhum comentário: