quinta-feira, 12 de novembro de 2015

Resenha – Feitiçaria Antiga

Na votação que fiz, este livro ganhou para ser resenhado entre os outros dois selecionados do mês: O Livro das Sombras - Migene González-Wippler e O Livro Mágico da Lua – D.J. Conway. A cada 15 dias deixarei uma enquete aqui no blog com três opções de livros e vocês escolherão qual deles terá uma resenha. Os menos votados irão direto para o final da fila, portanto, participem e votem naqueles que vocês têm mais curiosidade!

Publicado pela Editora Madras em 2003, o título de Laura Perry, Feitiçaria Antiga – Dos Hinos Hititas às Esculturas dos Celtas, possui 154 páginas e é dividido em oito capítulos. Ele é fininho, mas possui um conteúdo muito interessante, já que a autora reuniu fórmulas usadas a milhares de anos, de diversas culturas, e as transformou em modernas para que as possamos colocar em prática. Para os que buscam uma leitura mais concisa, com histórias de grandes feiticeiros (as) da antiguidade e fórmulas mirabolantes, este não é um livro para vocês, pois ele é totalmente prático e simples. Vou descrever abaixo capítulo por capítulo para entenderem melhor todo o seu conteúdo:

Capítulo 1 – Lançando um Encantamento

Aqui a autora exprime técnicas e os significados muito bem descritos de encantamento, feitiço e trabalho mágicko [magia], se preocupando com detalhes como a origem das palavras e referências mitológicas, ponto bastante positivo para a leitura. Aborda também sobre o contato com os deuses, maneiras adequadas para segurança ao lançar um feitiço, o espaço sagrado, o estado mental e os suprimentos necessários, com uma vertente bastante wiccaniana.

Capítulo 2 – O Mundo Antigo

Este capítulo é dedicado a diversas civilizações antigas e suas crenças, com referências geográficas, algumas curiosidades e citações de deuses e deusas. São apresentados os Babilônios, Cananeus, Celtas, Cretenses, Egípcios, Etruscos, Gregos, Hititas, Fenícios, Romanos e Sumérios. Confesso que esperava um pouco mais de referências históricas e algumas das principais mitologias de cada povo. Porém, é curioso pelos quais não lemos ou vemos muito.

Capítulo 3 – Prosperidade

A partir deste capítulo são colocados temas para receitas, encantamentos e feitiços. Obviamente, este é focado para o ganho de dinheiro, fartura, sucesso nos negócios e como afastar o azar. São feitiços muito interessantes e o que mais gostei deste capítulo foi o “Uma Colheita Próspera”, realizado com a energia de Réa.

Capítulo 4 – Romance

São colocados feitiços e talismãs de amor e união para encontrar um par ideal. Diversos deuses e deusas são trabalhados aqui, como Afrodite, Hermes, Poseidon e Dafne. O feitiço que mais gostei foi “O Profundo Mar Azul”, realizado com a energia de Mari.

Capítulo 5 – Fertilidade

Pode parecer redundante por causa do capítulo de prosperidade, mas não é. Aqui são dedicados feitiços e fórmulas para libido, gravidez e prazer tanto para a mulher quanto para o homem. O que mais gostei foi um pequeno ritual chamado “Estes Cornos Simbólicos”, com a energia de Minelato, o grande Veado-Lua da antiga Creta.

Capítulo 6 – Proteção

Este é o capítulo que têm mais feitiços e por coincidência o que mais gostei. São várias formas de proteção, tanto espiritual quanto física, com energias de deuses e deusas poderosos como Atena, Hermes, Apolo e Etna e figuras como Medusa e Grifos. O ritual que mais gostei foi “Proteção contra as Forças Sobrenaturais”, com a energia de Brigit.

Capítulo 7 – Cura

Como a autora é também terapeuta holística, este capítulo está recheado de feitiços interessantes, desde curar uma doença física até fortalecer a saúde espiritual. Têm muitas fórmulas com deuses e criaturas mágicas, como um feitiço com Centauro, chamado “Um Mestre como Curador”, o meu favorito do tema.

Capítulo 8 – Divinação

Aqui a autora ensina técnicas para se obter informações através do divino e oráculos milenares. Algumas delas são bastante originais, outras tão antigas que eu não fazia ideia de como utilizar para esta finalidade. Uma que eu gosto é a “Visão na Tempestade”.

A bibliografia consultada pela autora para escrever o livro é excelente. Ele está esgotado na editora, porém, em sebos ainda é fácil de encontrá-lo com um bom preço. A leitura vale à pena e recomendo a todos, pelo teor pagão antigo e por reciclar opções de feitiços, alguns que certamente irão para o seu Livro das Sombras.

Pedro Guardião

2 comentários:

Chirl disse...

Mais um livro que preciso ler com urgência.....Essa resenha me abriu o apetite para devorar o tema..Gratidão!!!!!

Anônimo disse...

Salve pomba-gira Maria Padilha das encruzilhadas. Fazei com que (tfxs) fique sempre com (lob), pomba-gira, trazei-me (tfxs).

Assim como o burro rincha, o galo canta, a cabra berra, o sino toca, assim tu hás de andar atrás de mim! Assim como o sol aparece e a chuva cai, Domine (tfxs), preso debaixo de meu pé esquerdo. (Tfxs) com dois te vejo, com três eu te prendo, com meu anjo da guarda peço que (tfxs) ande atrás de (lob) como uma cobra rastejante, que me ame loucamente, que só sinta desejos por mim, que não consiga olhar com desejo para nenhuma pessoa MULHER ou Homem, que não seja eu, que atenda todas as minhas vontades, que nunca me faça sofrer, que durma e acorde comigo e que sempre me tenha em seu pensamento, que não consiga viver sem mim, que seus pensamentos e desejos sejam todos voltados pra mim, que seja carinhoso, romântico comigo. Assim seja! Pelo poder de São Cipriano assim seja! (Tfxs) vai vir atrás de mim, rastejando, humilde e manso, para que possamos ter bom convívio e assim sermos felizes. Peço a São Cipriano que ele me procure. Peço isto ao poder das 3 almas pretas que vigiam São Cipriano.

Assim seja. Que (tfxs) assuma de vez (lob), que nossos inimigos não nos vejam. Assim seja!



“Oh, minhas 13 alma benditas, sabidas e entendidas, e Tranca Rua das Almas. A vós peço pelo amor de Deus, atendei o meu pedido de que (tfxs) venha até mim apaixonado, louco de desejo. Que ele queira ficar comigo e me ame para sempre. Minhas 13 almas benditas e Tranca Rua das Almas, a vós peço pelo sangue de Jesus que em Seu sagrado corpo derramou, atendei o meu pedido que (txfs) esteja com muita saudade e venha até mim apaixonado, louco de desejo com muito carinho e respeito, o mais rápido possível, esfrie os sentimentos dele por (la). Que ele tome nojo, se irrite facilmente com essa pessoa, afaste-a do nosso caminho, que ela fique bem distante de nós, que ele só se importe comigo, que nada seja mais importante do que eu. Amém