terça-feira, 14 de julho de 2015

Resenha – Wicca - Crenças e Práticas

Este foi o primeiro livro (de livraria) que li sobre Wicca e, por este motivo, tenho um carinho especial por ele. Wicca – Crenças e Práticas foi publicado pela Madras Editora em 2002, de Gary Cantrell, engenheiro aeroespacial e Alto Sacerdote de um pequeno coven em Los Angeles. Nos anos 90 ajudou a divulgar a religião em jornais regionais, publicações pagãs e programas de TV a cabo.

Nas primeiras páginas do livro, ainda antes do sumário, Cantrell escreve um pequeno texto com o título: “Por que Decidi Sair do Armário da Vassoura” e fala sobre o crescimento dos praticantes da religião em todo o mundo, principalmente nos EUA, e se orgulha em revelar que é um feiticeiro depois de tanta deturpação ao longo dos anos. Mais a frente ele dedica um capítulo todo sobre o tema, com histórias de como a Wicca foi devidamente constituída e reconhecida em seu País e dá dicas de como uma pessoa pode sair do Armário da Vassoura também.

Em todo momento o autor conversa com você por meio do texto, dando-lhe detalhes, opiniões e sua visão pessoal. Ele deixa claro que o livro não foi planejado para conter tudo sobre a religião nem para aprofundar todos os seus ritos e mistérios, mas que tem o objetivo de dar um ponto de partida no desenvolvimento dos próprios rituais do leitor, sendo assim destinado para uso solitário ou em pequenos covens.

Após passar pelas definições, filosofia, tradições, ética e conceitos, a obra se aprofunda em falar sobre os instrumentos mágicos, um a um, e suas utilidades. O preparo para rituais como purificação, lançar círculo, fechar círculo, invocações dos quadrantes e aos Deuses são muito bem descritos com suas devidas correspondências. No capítulo posterior há uma definição sobre os Mistérios da religião, que em pouquíssimos livros vi descrito tão bem como este. Fala-se sobre os Sabás, Esbats e outros ritos como os de consagração, dedicação e iniciação, bolo e cerveja, puxar a lua para baixo, handfasting, réquiem e meditações, além de encantamentos e adivinhação.

Algo que me faz gostar ainda mais deste livro é sua particularidade nos três últimos capítulos sobre temas que não vemos em outros, que são “Os Desafios Físicos do Bruxo” – dedicado àqueles que possuem algum tipo de deficiência e ainda assim desejam praticar a religião – “O Lado Humorístico” – com histórias engraçadas que podem acontecer com todos nós – e por fim o “Saindo do Armário da Vassoura”, já descrito acima.

Há ainda os Apêndices A, B, C e D, com textos sagrados, invocações, glossário e lojas pagãs.
Em resumo, um dos melhores livros de Wicca que já li. Recomendo a todos por toda a qualidade e particularidade que ele traz. Está esgotado na Editora, mas em sebos ainda é encontrado em bom preço. Quem preferir, também pode ler online por aqui: http://www.magiaeoraculos.com.br/data/documents/Wicca-Crencas-e-Praticas-Gary-Cantrell.pdf

Abaixo coloco um pequeno trecho sobre os Mistérios que comentei:

“[...] A Wicca é considerada uma Religião de Mistérios, isto é, uma religião cuja maior parte da teologia ou retórica é oculta da visão geral. Na Wicca, a palavra Mistério é geralmente usada para indicar o ensinamento ou filosofia específico e singular inerente a cada Tradição, definindo e classificando a própria essência dessas Tradições. Em algumas delas, os Mistérios são verdadeiramente enterrados e apenas revelados após a iniciação; em outras, os ensinamentos fazem parte de um processo de treinamento do primeiro ano e um dia. Em outras, ainda, eles não são absolutamente Mistérios, pois a maior parte de seu conteúdo pode ser encontrada em materiais abertos ou publicados. Cada conjunto de Mistérios compõe-se de muitos elementos. [...]” – Capítulo 4, páginas 75 e 76.

Pedro Guardião

4 comentários:

Autorank Company disse...

O pdf não funciona. Mt bom texto.

Autorank Company disse...

O pdf não funciona. Mt bom texto.

Pedro Guardião disse...

Hugo, o PDF aqui está funcionando perfeitamente! Tente abrir em outro navegador. Às vezes o Internet Explorer ou Mozilla dão erro. Abraço!

Anônimo disse...

AQUI ESTA OK
http://banze1.webnode.com/news/wicca-crencas-e-praticas/