sábado, 21 de março de 2015

Resenha – Wicca, A Feitiçaria Moderna

Acredito este ser um dos livros sobre Wicca mais famosos que temos traduzidos no Brasil. Ele foi uma das primeiras fontes de informação sobre a religião no país, editado pela Bertrand Brasil por volta de 1991 (o que eu tenho é a 8ª edição), escrito por Gerina Dunwich. O título original é “Wicca Craft – The Modern Witch’s Book of Herbs, Magick, and Dreams”. A palavra witchcraft é traduzida neste caso como feitiçaria, pois remete às práticas tradicionais ou magia folclórica encontradas no mundo todo.

Ele discorre sobre os conceitos da religião e sobre a bruxaria no passado e presente, contando sobre a Era Medieval e o tempo das fogueiras, até a liberação após as últimas leis contra a bruxaria serem revogadas. Nem todos os livros de Wicca abordam este assunto e pelo contexto social e político que Dunwich nos dá, cabe muito bem a lembrança ao que nossos ancestrais sofreram e as novas perspectivas para o futuro.

Ele é um livro bastante prático, introduzindo os significados dos instrumentos tradicionais, cores de velas, pedras sagradas, ervas, símbolos e os rituais da Arte. Dunwich ainda ensina algumas invocações e exercícios para conexão com a Deusa e os mais conhecidos como abertura do terceiro olho, puxar a lua para baixo, consagrações, confeccionar talismãs, incensos, receitas, entre outros. O forte do livro são os Sabbats, com pequenos contextos e rituais já elaborados com o passo a passo e suas referências.

Há um capítulo dedicado a Herbologia muito interessante. Vão desde ervas para os Sabbats, ervas ligadas aos Deuses, ervas zodiacais, nomes antigos até plantas que curam. Permeia ainda sobre os significados das árvores e suas propriedades mágicas, outro ponto forte da obra. Ao final, a autora encerra com A Magia dos Sonhos e alguns significados e encantamentos sobre o tema.

Este é um livro que, particularmente, eu gosto muito e o considero importante para qualquer conhecedor da religião. Há alguns pequenos equívocos, mas que não são gritantes no decorrer da leitura. Como é muito antigo, dificilmente o livro é encontrado (somente em sebos e raras exceções em bom estado). A vantagem é que o temos já em versão online e todos podem conferir: http://issuu.com/grupodeestudosfernandodeogum/docs/wicca_-_a_feiti__aria_moderna_-_ger

Boa leitura!

Pedro Guardião

Nenhum comentário: