sexta-feira, 17 de maio de 2013

A Deusa Íris - Pedro Guardião

Iris, a deusa do arco colorido do céu e mensageira de Hera, representa o lado feminino de Hermes. Era adorada pelos deuses e pelos mortais por sua natureza de bondade. Sempre quando havia uma mensagem para os mortais, Iris tomava a forma humana ou se apresentava como uma mulher alada. Ás vezes cortava o céu com a mesma rapidez que seu marido, Zéfiro, o vento oeste. Outras vezes descia suavemente através do arco íris que ligava o céu à terra.

Ela penetrava em todos os lugares e até mesmo o mundo das trevas abria suas portas para ela entrar. Ela sempre recepcionava os deuses com néctar e ambrosia quando eles retornavam de suas viagens. Iris preparava os banhos para Hera e lhe prestava serviços dia e noite, estando sempre à sua disposição. Assim Hera também a utilizava em suas vinganças embora sua tarefa fosse o consolo e a pacificação.

Iris representa a construção de uma personalidade estável com o coração equilibrado; é a temperança e verdadeira misericórdia. Está ligada ao sentimento que é uma escolha refletida de afeto e diferente da emoção que é apenas uma reação visceral às situações. O sentimento é uma constante variação dos opostos, uma cuidadosa percepção de uma situação específica com objetivo de preservar a harmonia. Por isso, Iris derrama água de um vaso a outro porque o sentimento deve fluir e se renovar. Assim ela se presta aos serviços e às vinganças de Hera.

Entretanto sua finalidade será sempre de cooperação, harmonia, conduzindo com delicadeza o julgamento dos sentimentos que é diferente do sentimentalismo. No entanto a estagnação para manter os relacionamentos também asfixia, pois Iris não discute e não provoca conflito e assim também não cresce. Tudo em nome da harmonia. Assim não há lugar para a solidão e Iris operando em todos os níveis precisa estar servindo devotamente aos deuses e não consegue sobreviver sem alguém para servir. Iris se faz presente naquelas pessoas que sempre dizem "sim" para evitar qualquer conflito consigo mesmo e com os outros.

Um comentário:

Rafaele Domingues disse...

ótimo blog. Já estou seguindo