terça-feira, 29 de maio de 2012

Utilizando a Aromaterapia - Pedro Guardião

Aromaterapia é um ramo da fitoterapia que consiste no uso de tratamento baseado no efeito que os aromas de plantas são capazes de provocar no indivíduo, sendo então uma ciência que explora o uso dos óleos das plantas em beneficio da sociedade. De determinadas plantas aromáticas é extraído o óleo essencial a ser aplicado isoladamente ou em combinação com outros aromas, dependendo das enfermidades e do indivíduo.

Óleos essenciais são substâncias voláteis extremamente concentradas, que possuem princípios ativos de acordo com suas composições químicas. Dependendo da planta, o óleo essencial terá características diferenciadas de aroma, cor e densidade.
Eles podem ser usados diluídos em veículos carreadores sobre a pele, através de massagens, cremes, loções, gel ou puro, através da inalação. Dependendo da forma de uso provocará efeitos físicos, mentais e emocionais, alterando a respiração, os batimentos cardíacos, pressão arterial, estados de ânimo, concentração, etc.
É considerada uma terapia alternativa ou complementar, embora seja um tratamento bastante antigo, que surgiu da fitoterapia e que é comumente usada em conjunto com esta. É utilizada no tratamento das mais variadas enfermidades e desequilíbrios, sendo considerada uma terapia holística.

A Aromaterapia deve, mesmo assim, ser empregada com cautela e de preferência, guiada por um profissional especializado, que saberá verificar as contra-indicações, além de dosagens melhores formas de uso.Praticada há milhares de anos é, tal como o seu próprio nome indica, uma terapia que cura através dos aromas – aromas 100% naturais, extraídos de flores, raízes, folhas, sementes, ervas, madeiras e resinas, e transformados em óleos essenciais que são utilizados na prevenção e no tratamento de doenças físicas e psicológicas.

Benefícios físicos, emocionais e espirituais

Escolhidos os óleos essenciais apropriados (sendo, por isso, importante procurar sempre um profissional de aromaterapia), os benefícios são mais que muitos e sentem-se a diversos níveis.

Mente -
 tratamento de cansaço mental, stress, tensão, certas fobias, insônias e outras perturbações do sono; aumento dos níveis de concentração, memória e produtividade.

Corpo
 - as propriedades antibacterianas dos óleos essenciais auxiliam na cicatrização de feridas externas; atuam no melhoramento da circulação sanguínea, na drenagem linfática e na eliminação das toxinas do corpo; tratamento de doenças de pele, perturbações digestivas, desequilíbrios hormonais, dores musculares e de articulações; aumento dos níveis de energia e bem-estar geral.

Estado emocional -
 os Estado emocional - óleos essenciais também podem funcionar como um antidepressivo potente, ajudando a acalmar e a aliviar estados de nervosismo, tristeza, pânico, ansiedade e de depressão; aumento dos níveis de auto-estima e de autoconfiança.

Estado espiritual -
 a aromaterapia também é utilizada para aumentar os níveis de consciência, percepção e de comunhão com forças maiores, sendo ainda parte integrante na prática da meditação. O stress diário, os mil e um afazeres e a correria entre casa, trabalho e escola deixam qualquer pessoa no limite dos seus níveis energético. Uma das melhores terapias naturais para combater o cansaço e recuperar a energia passa pelo consumo de batidos saborosos, 100% naturais e reenergizantes. Experimente!
Infelizmente, o dia-a-dia pode surpreender-nos com situações desagradáveis e diferentes tipos de mal-estar. Antes de ir à caixa dos medicamentos ou enquanto aguarda uma consulta, experimente estas curas naturais para algumas das queixas mais comuns.

Dores de cabeça - um mal-estar (por vezes incapacitante) que afeta milhões de pessoas diariamente, existem várias curas naturais para o alívio das dores de cabeça e enxaquecas. As principais são as seguintes: beber um chá verde; aplicar óleo essencial de lavanda ou hortelã-pimenta nas têmporas e na base do pescoço; esfregar metade de uma lima ou limão na testa; colocar uma compressa fria sobre a testa durante 20 minutos.

Dor de garganta -
 para apaziguar uma garganta irritada, seca e inflamada, nada mais natural do que gargarejar com sal e água morna várias vezes ao dia, seguido de uma chávena de chá de mel e limão bem quente.

Acnes -
 ninguém gosta de acordar com uma borbulha gigante no nariz ou no queixo e se o seu creme de limpeza habitual não estiver a surtir o efeito desejado, experimente lavar a pele com aveia – um esfoliante 100% natural que limpa a pele em profundidade, eliminando o excesso de óleo e outras impurezas que a possam estar a entupir.

Dor de dentes -
 insuportável e insistente, quem sofre com dores nos dentes nunca ansiou tanto uma ida ao dentista mas, enquanto não chega a hora da consulta, é importante aliviar essa dor. Como? Existem duas curas naturais que pode experimentar: deite algumas gotas de óleo essencial de cravo-da-índia no dente/gengivas afetadas ou então trinque um pedaço de alho esmagado.

Dor de ouvido -
 tão mau como a dor de dentes, só a dor de ouvidos e uma das melhores curas naturais passa pela colocação de algumas gotas de óleo essencial de alho ou de vinagre branco no ouvido afetado. Deite-se sobre o lado oposto para permitir a atuação destes ingredientes naturais que afastam a instalação de bactérias.

Náuseas/vômitos -
 algumas das curas naturais mais comuns para este mal-estar passam pela ingestão de um chá de gengibre ou então cheirar uma folha de hortelã ou um pouco de óleo essencial de lavanda.

Azia -
 para curar de forma natural uma barriga inchada e eliminar os desagradáveis arrotos, tome uma ou duas colheres de sopa de vinagre de cidra de maçã – vai ajudar a desfazer os alimentos que estão a causar esse mal-estar.

Queimaduras - as queimaduras acontecem diariamente na cozinha e a verdade é que existem muitos ingredientes naturais que temos em casa e que podem aliviar imediatamente esse mal-estar – espalhe mel ou mostarda sobre a zona queimada ou então corte uma batata a meio e esfregue-a cuidadosamente sobre a pele.

Cortes -
 um corte significa sangue e dor, mas para estancar simultaneamente esse sangue e essa dor, polvilhe o corte com um pouco de pimenta de Caiena. Curas naturais e alternativas que funcionam. 

 As práticas e terapias alternativas são adeptas de uma ocasional dieta de desintoxicação mas, em vez de ser exclusivamente motivada pela perda de peso ou alteração de hábitos alimentares, este regime pretende renovar o funcionamento fisiológico do aparelho digestivo, com vista a potenciar a energia e o bem-estar geral do organismo.


Fonte: http://www.magiazen.com.br

Nenhum comentário: