quarta-feira, 12 de agosto de 2009

O Pentagrama - Pedro Guardião

O Pentagrama, tem seu símbolo associado com os cinco elementos da Natureza (terra, ar fogo, água e o espírito). O Éter, chamado o quinto elemento, é o espírito que habita o elemento perfeito, o símbolo da espiritualidade. Também conhecido como um Homem de braços abertos dentro do universo, o pentagrama se tornou um talismã de alto valor e poder.
É capaz de afastar os mais temidos inimigos invisíveis, até aqueles que a cruz cristã não teme. Está associado à magia e ao ocultismo há muito tempo. Seu conhecimento não se limita somente à bases wiccanas, mas também cabalísticas e herméticas.
Usado com uma ponta para cima, ele é denominado o símbolo da magia branca, onde a energia pontal controla as outras quatro energias formando a matéria.

Há bruxos, que utilizam sua ponta para baixo, deixando duas para cima, significando o triunfo da matéria sobre o espírito, ou do mal contra o bem. O pentagrama invertido, hoje, somente utilizado para más práticas, quando a ambição atiça a cabeça dos maus interpretados.
Deve-se lembrar que, originalmente dos antigos, o pentagrama com duas pontas para cima representava o Deus Cornífero e o útero da Grande Mãe, por sua semelhança aos chifres e com um útero e duas trompas. Somente depois do advento do cristianismo é que ele foi desfigurado, como símbolo do mal.
Muitos magos e bruxas usam o pentagrama em seus ritos, e também em seus cotidianos, como pingente de colares, propriamente para a representação de sua proteção dentro do universo.

Você pode utilizá-lo desenhando em um papel virgem branco, com um lápis, sem tirar a ponta do papel, desenhando-o de uma vez só. Em rituais, representá-lo no altar, traz proteção e símbolo de invocação ao círculo mágico.

2 comentários:

Pekena disse...

Adorei o artigo. Aliás, o seu blog é muito interessante. Parabéns

Anônimo disse...

gostei muito deste artigo,e acho sinceramente que todos deveríamos conheçer certas coisas que nos dizem respeito a todos,que são importantes para o nosso conhecimento,mas que muita gente ignora,continue sempre,muito obrigada pela sua participação,em nos ajudar a expandir a nossa mente

Vídeos Wicca & Bruxaria

Loading...