domingo, 20 de setembro de 2015

Resenha – Wicca para Todos

Este livro escrito por Claudiney Prieto foi disponibilizado primeiramente na internet, em 2009, gratuito, como forma do autor presentear e auxiliar os buscadores da Wicca no País. Após alguns anos, a Editora Alfabeto o lançou em forma física pelo seu potencial (afinal, todo o conteúdo estava aberto na web) e hoje é uma das obras nacionais mais completas – se não a mais – já publicada sobre a religião.

Wicca para Todos possui 415 páginas e não se compara aos montes de livros do tema que encontramos nas prateleiras das livrarias. Digo isso, pois muito dos temas abordados nele não estão em obras já conhecidas e traduzidas de outros países. Um exemplo é visto logo de início, quando surge o tema “O Início da Religião da Deusa”, que descreve a diferença do Paleopaganismo ao Neopaganismo, onde surgiu a visão do Feminino como Sagrado nos primórdios do mundo e a evolução desta fé até chegar aos dias de hoje. A partir daí são descritas a estrutura da Arte, os princípios, tradições (de uma forma ilustrada e interessante), a Deusa e o Deus, altar, círculo, esbats, sabbats – todos detalhados – entre os demais temas da liturgia wiccaniana. Percebo que este livro veio para suprir a “deficiência” de outros que estão disponíveis, como disse acima, pela visão do autor. Podemos encontrar também uma base de magia, como energia, visualização, correspondências, símbolos, invocações, feitiços e o trabalho com os quatro elementos.

É dedicado metade do livro a um Compêndio de Reflexões, um guia com artigos e pensamentos acerca da Arte e sua Teologia – a parte mais interessante. Claudiney com toda sua experiência escreve sobre temas persistentes e pertinentes da Wicca, muito debatidos pelos seus praticantes, como: Deuses da Wicca, Egrégora e outros Planos de Existência, Visão da Wicca sobre a Vida após a Morte, Nudez Ritual, Autodidatismo na Wicca, A Validação da Autoiniciação, Sacrifícios de Sangue na Arte, Athame: Ar ou Fogo?, Correspondência para Quadrantes, Início da Vida e o Respeito à Diversidade, Tradição: Diânica X Wicca, Wicca e Polaridade, Homotheosis e a Arte, Wicca Cristã não Existe, Wicca e Bruxaria: Palavras sinônimas?, Pagar ou Não Pagar, Leis da Bruxaria, Evolução da Religião, Gardner Wicca e OTO, A Falsa origem da Bruxaria na Idade da Pedra, Biografia dos Principais nomes da Wicca, Um manifesto Pagão, Fag – Perguntas e Respostas sobre Wicca e Compêndio Ritual.

Sem palavras pelo teor das informações ali descritas. Não dá para falar de um por um, senão o post ficaria tão grande que não caberia aqui... Esta obra é o início para sair da ignorância de falar que se sabe tudo sobre Wicca. Há muito o que aprender e vale a pena começar por aqui. Recomendo: http://stoa.usp.br/briannaloch/files/2564/13921/Wicca-Para-Todos.pdf

Pedro Guardião

Um comentário:

Jaqueline disse...

Apesar de haver o conteúdo online, tenho muita vontade de comprar o físico! Parece mesmo ser um excelente livro. Eu li Wicca, a religião da Deusa dele e gostei bastante!