quinta-feira, 23 de outubro de 2014

Almanaque Wicca 2015 - Pedro Guardião

Olá, pessoal! Como estão? Chegou nas bancas como de costume no mês de outubro o Almanaque Wicca da Editora Pensamento para 2015. Inicio minhas considerações pela capa, que está belíssima, lembrando os antigos livros norte-americanos como o "Encyclopedia of Wicca in the Kitchen" de Scott Cuningham. Percebo que neste ano o conteúdo do almanaque está mais sério, levando as pessoas a pensarem e refletirem sobre a religião em si. Não que as edições anteriores não fizessem este papel, mas os assuntos discutidos neste, com diversas colaborações brasileiras enriqueceu o conteúdo. Logo de início temos um texto bem legal da Sacerdotisa Naelyan Wyvern sobre como viver a magia 24h por dia, algo que muitos pensam ser inviável, mas que definitivamente não é. Também encontramos várias receitas de poções, alguns rituais interessantes e encantamentos.

Temos um compilado de depoimentos sobre as práticas de Wicca no Brasil com várias referências já conhecidas do meio pagão. Algo inédito! O calendário dispensa comentários, sempre muito útil e fácil de entender com os dias da semana, fases da lua, signo lunar, referências de cores, incensos e comemorações.

Algo polemizou um tanto, uma matéria sobre Anjos da bruxa e escritora Eddie Van Feu. Na minha sincera opinião achei super válida tomando como referência a Tradicional Witcraft, que muitos não sabem, mas que encara estes seres como além das figuras cristãs que estamos acostumados a ver. Tudo é uma base de estudos e de caminhos, cada um escolhe o seu e a informação é acessível para todos.

Aqui listo alguns dos temas que eu mais gostei desta edição:


- Autossabotagem: quando você é o seu pior inimigo.
- Técnica para criação de seres astrais.
- Magia egípcia e wicca.
- O medo, a vibração mais baixa do mundo.
- Prática wiccana entre brasileiros.


E para encerrar, uma prece do final do livro, já tradicional em toda edição:

Prece para a Autoestima

Hathor, Deusa compassiva
eu te peço, dê-me beleza
e graça interior e exterior
abençoe-me com poder
desperte a minha joia interior
de paixão e prazer
confira-me a visão do sagrado amor
por mim mesma.

Quem quiser adquirir, o valor é R$ 9,90 em todas as bancas do País. Para quem preferir comprar na internet, segue o link: http://www.pensamento-cultrix.com.br/almanaquewicca2015guiademagiaeespiritualidade,product,977-198-184-615-4,125.aspx

Pedro Guardião

3 comentários:

Pedro Guardião disse...

Olá, M.

Obrigado pela visita. Espero que o blog sempre ajude a esclarecer suas dúvidas. Bom, creio que você tenha feito o caminho contrário, pois a iniciação vem depois do período de dedicação, seja solitário ou em um coven. Respondendo sua pergunta, não há necessidade de pertencer a um coven para ser Wiccana. Esta decisão convém quando você se identifica com uma tradição específica e quer se aprofundar nela. O caminho solitário é sempre mais difícil, por transpor da sua própria força de vontade e dedicação o caminho do sacerdócio. Mas é válido como qualquer outro. Se quiser visitar o coven da sua cidade se identifique e peça permissão. Geralmente eles fazem eventos ou celebrações abertas ao público e você poderá conhece-los melhor.

Att,

Pedro Guardião

Anônimo disse...

Na verdade, me confundi um pouquinho digitando a mensagem. Obrigada pela info, vou sempre visitar seu blog. Abraços,

M.

Unknown disse...

Olá meu nome é Maria Eduarda eu sou do 1° ano do Ensino Médio e estou fazendo um trabalho sobre sexo e religião e como eu admiro muito a religião wicca escolhi esta para ser o tema do meu trabalho, mas não sei muito sobre este assunto e gostaria de sua ajuda para compreender melhor, se você estiver confortável em falar sobre este tema poderia me ajudar?
desde já agradeço!!
e-mail para contato: dudinha.s.duarte@gmail.com