quarta-feira, 1 de junho de 2011

Conhecendo as Runas - Pedro Guardião

A sabedoria das runas foi deixada aos Vikings pelo deus nórdico Odin, para que os homens a ela recorressem, para se divinizar e para obter um sábio aconselhamento quando necessário.
Odin se submeteu a um supremo ato de auto-sacrifício para obter o conhecimento secreto das runas. Permaneceu suspenso, por nove dias e nove noites, pendurado pela lança, de cabeça para baixo no Yggdrasil, a "árvore do mundo", até se dar conta das pedras rúnicas no chão.
Esticando-se com dificuldade conseguiu apanhá-las, sendo então libertado pela magia destas pedras e, por iluminação, aprendeu os conhecimentos e poderes mágicos das runas.

Odin transmitiu à humanidade esse conhecimento obtido sobre as palavras mágicas e também de como registrar essas palavras através do alfabeto rúnico.
Odin distribuiu as vinte e quatro runas entre três deuses: Hagal, Freya e Tyr. Estes três deuses deram às runas suas energias. Freya, a energia de mãe, de esposa, de amante, e de irmã; Hagal, o conselheiro sábio, correto e energético; Tyr, o jovem guerreiro, corajoso e lutador.
A vigésima quinta runa, que é branca, representa Odin. A escrita rúnica é uma das mais antigas conhecidas; tem mais de doze mil anos. A raiz composta RU é de origem indo-européia e significa mistério ou segredo. 

Os antigos povos usavam acreditavam que as runas possuíam poderes mágicos que poderiam defendê-los de diversos males e os xamãs antigos entalhavam as runas nas embarcações, nas casas, colocavam elas nos leitos dos enfermos, invocando sua proteção, cura, ajuda, etc.
Durante muitos séculos, os Xamãs passavam aos seus iniciados o conhecimento das runas, preparando-os para que pudessem usar corretamente esta energia. Segundo os ensinamentos, cada runa está ligada a uma força determinada, havendo um poder específico em cada uma delas, por isso, devem ser usadas de forma correta para que os resultados sejam positivos e satisfatórios.
As runas são uma linguagem de magia que levam o ser à evolução interior, para o encontro de um bem maior e jamais poderão ser usadas como meio de comercialização ou charlatanismo porque sua linguagem traduz mensagens de divinação e não adivinhação.

Para conferir todas as runas e seus significados (elas estão em espanhol, mas dá para entender perfeitamente), clique no link: 
http://www.caminowicca.com.ar/runas.1.jpg

3 comentários:

Abelhuda disse...

Oi Pedro Guardião,

Sou fascinada por este assunto, ele sempre aparece na minha vida, mas com toda essa correria ainda não tomei vergonha e estudei sobre as runas.

E com sua postagem ela volta a tona na minha vida.

Adoro seu blog, conteúdo sempre muito bom.

bjs
8)

Pedro Guardião disse...

Oi, Abelhuda!
Muito obrigado por passar sempre por aqui.
Realmente as runas são fascinantes. Além de ser um belo oráculo, são poderosas para magias e feitiços!

Beijos, até o próximo curso!
=]

Ana Giovanella disse...

Gostei muito do seu blog. Gosto muito desse assunto de runas, Odim, Mago Merlin, Celtas e por aí vai.
bjs de luz
Ana