terça-feira, 21 de julho de 2009

Entrevista sobre Wicca! - Pedro Guardião

Fui convidado para fazer uma entrevista sobre Wicca, por um colega que está dando seus passos para conhecer melhor a religião.
Ela está no blog dele, mas decidi postar aqui também, para que todos tenham acesso e possam talvez tirarem suas dúvidas. Ele chama Tainãn, e é de Praia Grande, litoral de São Paulo. Valeu pela colaboração!

Tainan: O que é Wicca?

Pedro: A Wicca, além de uma religião, é uma filosofia para ser seguida. Wicca vem de raízes da natureza xamanística, positiva com duas deidades maiores: a Deusa (aspecto feminino ligado a Lua, chamada Grande Mãe) e seu consorte, o Deus (aspecto masculino ligado ao Sol, chamado Cornífero). Ela inclui a prática de várias formas de magia, em geral com propósitos de cura psíquica e física, anulação de negatividade, crescimento espiritual e equilíbrio através do uso das forças naturais da vida, marcada pelas fases da Lua, e pelas estações do ano.Wicca segue um código moral simples, mas muito bonito: “Faze tudo o que tu queres desde que não prejudiques ninguém”. Em outras palavras, você é livre para fazer o que quiser, contanto que, de forma alguma, não prejudique alguém, nem a você mesmo.

Tainan: E o que é definido pela Wicca como "prejudicar"?

Pedro: Prejudicar em modo geral. Não agredir a natureza, pois ela é nossa morada! Não utilizar a magia para princípios negativos, como rituais para atacar alguém ou algo do tipo. Isto, nós verdadeiros wiccanos não fazemos. Apenas utilizamos a proteção, como nossa maior arma.

Tainan: No que a Wicca pode ajudar no crescimento espiritual do ser humano?

Pedro: Wicca tem como objetivo re-conectar o homem com a natureza e seu Deus, melhorar a situação de vida das pessoas, e promover harmonia em qualquer momento ou canto, onde você esteja. O crescimento espiritual tem haver com nossas atitudes, nossos trabalhos e desenvolvimentos dentro da espiritualidade. Simples atos, podem nos evoluir. Como não agredir a natureza, trabalhar em prol do próximo, desenvolvimentos de cura, proteção e ascensão do espírito.

Tainan: A Wicca possui uma casta sacerdotal, templos ou datas sagradas, como as religiões mais populares?

Pedro: Sim, claro! A Wicca é uma religião iniciática. Não digo que "casta sacerdotal", mas nela, existem os sacerdores e sacerdotisas, que são chamados de iniciados ou despertos. Através de sua caminhada, estudo e prática, o bruxo ou bruxa, tem a opção de servir a Divindade, se iniciando e trabalhando para ajudar outras pessoas a conhecerem toda essa egrégora. Nosso templo sagrado, é a natureza, não temos locais fechados, secretos ou escuros. Um gramado, um quintal, uma praia, isso é nosso templo. As datas sagradas, comemoradas, são chamadas de Sabbats, que são as passagens das estações da natureza, e festivais envolvidos com o plantio e a colheita. Além das celebrações das Luas, chamadas de Esbats, realizadas a cada Lua cheia.

Tainan: Ouvi dizer que a mulher tem uma importância singular na Wicca, muito maior do que nas religiões monoteístas modernas. É verdade?

Pedro: É sim! A Wicca é uma religião que atrai muitas mulheres nos dias de hoje. Pois ela re-liga a ancestralidade eco-feminista, pois o Deus de nossa religião, também é uma mulher, que dá a vida, tem suas passagens, de Virgem, Mãe e Anciã. Trabalha muito bem o auto controle, a espiritualidade e intuição, que mulheres acreditam nascer, com uma essência de bruxa. Por isso a Wicca atrai e tem uma forte importância da mulher dentro dela.

Tainan: Isso não quer dizer que todo wiccano tem que ser extremamente cavalheiro, que a mulher é sagrada ao extremo, ou similares, né?

Pedro: As mulheres, na Idade Média, eram vistas, como sábias, benzedeiras, parteiras que tinham grande conhecimentos, utilizados hoje em diversas formas de magia no Mundo. Esse fator, fez que os cristãos, as acusassem de bruxas e exterminassem, a maioria delas. Que foi um total absurdo, como todos sabem. Cavalherismo, é questão de bondade de cada homem, mas não idolatramos as mulheres como uma Deusa, somente as olhamos como filhas e nossas irmãs. A verdadeira Deusa, está em toda parte e em todos.

Tainan: Deixando a filosofia de lado e falando mais da prática, o que um wiccano pode realizar com sua fé é comparável com o que os seguidores de outras crenças realizam? Se sim, como?

Pedro: Sim. Todas pessoas, seja de qualquer religião, podem realizar coisas incríveis com sua fé. A crença em algo maior, é o que motiva a energia trabalhar para o bem maior. O Deus de cada um existe, e toda prática religiosa é valorizada. Vamos pegar um exemplo: Um Padre da Igreja Católica, consegue igualmente expulsar energias negativas, e exorcizá-las com sua fé. Nós bruxos, também, utilizando nossas formas e fé. Tudo é um grande conjunto, sendo assim a mesma coisa, só que em crenças e referências diferentes.

Tainan: Pra finalizar, a pergunta mais importante da entrevista. O que eu vou aprender num grupo de Wicca? No que isso vai melhorar a minha vida? E quanto tempo de treinamento é necessário para começar a ter efeitos no meu cotidiano?

Pedro: Você vai aprender a verdadeira essência mágica. Adorar a natureza, conhecer sua magia, respeitá-la, além das crenças, egrégora, deidades e panteões, conhecimentos de ervas e cristais e diversas sabedorias da antiga Arte. Na sua vida, você poderá ver as mudanças, em poucas semanas em que começar a desfrutar de todo este conhecimento, colocá-lo em pratica e aplicá-lo em sua vida. Magia é magia, nós sabemos que tudo que é bem feito, é bem visto pela Divindade. Basta você saber acessar isso.

Tainan: Muito obrigado pela entrevista, e peça aos deuses que me abençoem em minha nova cruzada.

Pedro: Obrigado, foi um prazer em poder colaborar. Boa sorte em sua caminhada e que seja abençoada pelos Deuses.

Fim!

Um comentário:

D. disse...

Aprendi muito lendo esse post. Comecei a ler sobre 'wicca' semana passada e estou apaixonada por tudo.